domingo, 28 de setembro de 2008

Lixo na Baía de Guanabara chega a 80 toneladas

Bianca Giampietro

Uma das maiores fontes de abastacimento hídrico da população, é também a maior fonte de poluição, carregando consigo 80 toneladas diárias de lixo. Entre os objetos do lixo estão: garrafas PET, sacos plásticos e até móveis e eletrodomésticos jogados ao longo do curso dos 55 rios, transformando as águas que estão limpas em totalmente poluídas.

Os projetos de limpeza, mesmo que intensificados, só conseguem retirar por dia sete toneladas, menos de 10% do total que é jogado diariamente.

Ouça aqui o que a Secretária do Meio Ambiente falou a respeito da revitalização da Baía

Existem outras formas de degradação da Baía, quem ocorrendo ao longo dos anos. Alguns de seus trechos, por exemplo, foram aterrados para a construção das Linhas Amarela e Vermelha, assim como o Aterro do Flamengo e Avenida Brasil. Os manguezais que ocupavam 260 km², hoje ocupam apenas 82 km². A destruição desta formação vegetal causa a redução da capacidade de reprodução de diversas espécies de vida aquática e intensifica o processo de assoreamento que, ao longo do tempo, resulta na progressiva redução de profundidade da Baía.

Nenhum comentário: